Saiba o motivo do nome Vale da Morte e Pedras Deslizantes
Pra começar, a temperatura máxima já registrada na região foi de 56.7°C , o que garante a ela a posição número 1 de local mais quente do planeta.
O Vale da Morte, que fica no Deserto de Mojave no estado da Califórnia, é a parte mais baixa dos Estados Unidos sendo uma depressão muito árida devido à sua posição entre montanhas a sotavento que fazem dela uma região de baixíssimo índice pluviométrico.
Recebeu este nome durante a Corrida do Ouro em 1849 quando um garimpeiro morreu no meio da travessia entre o estado da Califórnia e de Nevada, atestando seu clima extremo.
É nesta região que um fenômeno muito intrigante chamado de “Pedras Deslizantes” ocorre. No lago seco chamado Racetrack Playa várias pedras de vários quilos, e até toneladas, são arrastadas sem qualquer interferência humana ou animal, deixando longos rastros de vários metros no chão. Para justificar este evento, muitas hipóteses já foram formuladas: tectonismo, magnetismo, até placas de gelo, mas a teoria mais aceita e a de que as pedras sejam arrastadas pela força dos ventos, pois as marcas no chão coincidem com as direções dos ventos mais fortes. Porém, para que os ventos sejam capazes de tal façanha, o chão deve estar úmido para que o solo arenoso se transforme em uma lama escorregadia.
As pedras deslizantes são naturais das encostas das montanhas que estão em volta da árida depressão e todas elas são encontradas a vários, e até milhares, de metros de seu local de origem.
Você tem uma teoria sobre isto? Visite o Deserto de Mojave, formule sua ideia e conte pra nós.
Deixe um comentário