Motociclista compartilha com o Turista fotos da flora e fauna Brasileira

O registro de imagens da vida selvagem faz parte da rotina de trabalho do documentarista de natureza, Fernando Lara. Depois de fazer expedições pelo Pantanal, amazônias brasileira e boliviana e países da África, o profissional está este ano em um projeto ousado: registrar imagens de mais de 30 unidades de conservação do território brasileiro de 20 estados, percorrendo um trajeto de 18.000km em uma motocicleta bicombustível. O projeto, chamado ROTAS VERDES BRASIL é uma realização da Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Mavimoto Honda e pode ser visto no site www.rotasverdesbrasil.com.br.

No último sábado, dia 26/11/2011, o documentarista completou 07 meses de expedição ininterrupta. Neste período, teve encontros emocionantes como o de uma onça-pintada que ficou a menos de quatro metros de Fernando Lara. O expedicionário também desafiou sozinho a BR 319, uma rodovia fantasma, sem postos de gasolina e com 125 pontos quase todas elas em péssimo estado de conservação; além de enfrentar 4 graus negativos no Rio Grande do Sul e navegar por cinco dias pelas águas do Rio Amazonas.

O percurso teve início em 30 abril de 2011 no Parque Estadual do Rio Doce (MG) já passou por 18 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará,  Paraíba, Rio Grande do Norte e se encontra hoje no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro, a 24ª unidade de conservação da expedição. Os trabalhos são realizados com o apóio da RPPN Estação Veracel, onde o documentarista esta hospedado.  A rota inclui ainda unidades de conservação no Espírito Santo e terminará em Caratinga (MG) no dia 17 de dezembro.

Todo este esforço tem um objetivo muito nobre. Fernando Lara irá produzir o primeiro livro digital (e-book) gratuito da internet sobre unidades de conservação do país. “Vamos transformar tudo em uma obra de livre download que terá informações de localização, fauna e flora ameaçada, espaços para visitação de turistas, entre outros. Queremos divulgar as áreas conservadas e popularizar essas informações para que professores, alunos, ambientalistas, políticos possam conhecer mais as nossas belezas naturais”, afirma Fernando Lara.

Para ver esta matéria na íntegra, as fotos, e todo o percurso de Fernando Lara que é divulgado diariamente no site oficial do projeto, acesse o site www.rotasverdesbrasil.com.br.

Agradecemos as belas imagens cedidas por Fernando Lara, bem como o compartilhamento conosco de sua inesquecível expedição pelo Brasil.

Parabéns ao Rotas Verdes Brasil pelo projeto!

Compartilhe você também a sua história e suas fotos de viagens, enviando-as para o email: editor@turista.com.br

 


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *