Turista compartilha dicas para conseguir bons resultados em fotografias tiradas da janelinha do avião.
Há alguns anos fui a negócios para a China e, para minha surpresa, um voo que fez o trecho Los Angeles – Hong Kong teve um trajeto que me proporcionou grandes alegrias. Sobrevoamos o Norte do Oceano Pacífico em uma área totalmente congelada, com rachaduras que se estendiam por dezenas de kilometros.
Foi ai que comecei a me interessar por fotografias aéreas e, como turista, as faço através da janelinha do avião. Colecionei algumas dicas e vou compartilhá-las.
Escolhendo o assento
Ao comprar o bilhete, solicite um assento de janela. Se você não conseguir fazê-lo no ato da compra, ainda poderá tentar por telefone, diretamente com a companhia aérea ou agência de viagens que lhe atendeu. Também poderá tentar no momento do check-in no aeroporto ou ainda no portão de embarque, momentos antes de entrar no avião. Se ainda assim não conseguir, você pode solicitar aos comissários de bordo se não há algum assento de janela disponível, depois que o embarque é finalizado.
Evite assentos que fiquem na direção das asas, pois elas limitarão sua visão do solo. Os assentos que ficam à frente das asas são melhores do que os que ficam atrás delas. Até neste aspecto voar de primeira-classe é melhor.
Escolhendo a câmera
Atualmente, qualquer câmera digital moderna fará o serviço com pequenas variações de qualidade e quantidade de pixels. Se você não for um fotógrafo profissional, capaz de avaliar a qualidade de uma lente, de um CCD ou das funcionalidades de uma câmera, recomendo que você compre de uma marca que tenha tradição em fotografia (Canon, Nikon, Sony, etc.). A quantidade de pixels é importante mas não é tudo. Já tive máquinas de 5 Mpx que produziam resultados melhores que uma da mesma marca de 14 Mpx.
Enquadramento
Este negócio de tirar fotos com a câmera inclinada a 90 graus já era! Ocorre que os monitores de TV e computadores não se inclinam para ver tais fotos. O resultado é ter que torcer o pescoço para ver a foto, ou contentar-se em vê-la em tamanho reduzido.
Use a criatividade e invente novos ângulos. Fotografe evitando que pedaços do avião apareça. Depois, fotografe de forma que uma parte do motor seja enquadrado ou ainda que a pontinha da asa faça parte da composição. Faça zoom ou fotografe ângulos extremamente abertos. Permita que a janelinha apareça. Use a imaginação. Crie!
Limpando a foto
As janelas do avião são feitas de plástico transparente e não de vidro. Portanto, elas normalmente estão arranhadas ou ainda sujas. Se for necessário, use o sabonete líquido do banheiro com um papel higiênico úmido para dar uma lavadinha na janela. Se não estiver tão suja assim, talvez a velha “baforada” e a manga da camisa sejam suficientes. Por razões óbvias não deu para limpar esta janeja. A água estava do lado de fora da aeronave. Dá para chamar um “flanelinha”?
Reflexos
Você vai notar que principalmente à noite é mais difícil ver coisas pela janela do avião. Isto ocorre porque a iluminação interna reflete na janela atrapalhando nossa visão. Ao fotografar, isto também acontece e acaba “estragando” o resultado de nossas fotos. Mas há um truque que quase sempre funciona. Use um tecido escuro, uma blusa ou o próprio cobertor do avião para fazer uma “cabaninha”. Desta forma você evita a iluminação interna e os reflexos. Mesmo durante o dia, este truque ajuda a produzir fotos melhores. Um truque mais simples que quase sempre funciona é colocar a lente bem pertinho do vidro (janela) do avião. Desta forma, a própria lente ajuda a fazer uma “sombra” evitando os reflexos indesejados.
Flash
Nunca use o flash para fotografar pela janela. O flash produzirá um enorme reflexo e sua foto ficará horrível. O flash apenas deve ser usado para fotografar pessoas ou coisas dentro do avião. Mesmo assim, use o bom senso caso as pessoas estejam dormindo.
Foco
As máquinas digitais modernas permitem algum ajuste manual do foco. Para composições distantes, o símbolo é uma montanha. Para composições próximas, o símbolo é uma flor. Portanto, se sua máquina estiver fazendo foco automático, verifique se a “flor” não apareceu no seu visor, instantes antes do click. É possível que o foco tenha sido feito acidentalmente na sujeira da janela (que sairá focado) e o fundo, paisagem que lhe interessava, saia totalmente embaçado.
Fotometria
Toda máquina de fotografia precisa calcular a abertura e o tempo de exposição. Isto é feito automaticamente nas máquinas não profissionais ou manualmente nas profissionais. A maioria das máquinas calcula exposição e faz o foco automático de uma só vez. Aqui tem mais um truque. Perceba que ao encostar o dedo no disparador de usa máquina (pressionando suavemente) a máquina faz um bipe. Isto significa que ela avaliou a composição e calculou automaticamente a abertura e o tempo de exposição. Este processo toma algumas frações de segundo e, se você não permitir que a câmera faça este cálculo, correrá um sério risco de sua foto sair um fiasco. Portanto, treine. Conheça seu equipamento. Leia o manual da câmera e faça muitas simulações em solo para ter resultados bacanas quando estiver voando. Fotografe através de vidro (janela de casa ou do carro). Aprenda a fotometrar e apenas pressione o disparador até o fundo depois que tiver certeza que o resultado sairá bom.
Normas de segurança
Durante os procedimentos de decolagem e pouso, o uso de eletrônicos é proibido, inclusive as máquinas fotográficas. Em casos específicos, a tripulação pode solicitar que nenhum aparelho eletrônico seja utilizado durante parte da viagem ou ainda durante todo o voo. Obedeça as normas de segurança à risca. A tripulação tem autoridade para solicitar que a polícia desembarque e detenha passageiros que não obedeceram as instruções de segurança.
Check-list
Faça uma pequena lista de coisas que não podem ser esquecidas. Câmera, bateria 100% carregada, bateria extra, memória livre, memória extra, carregador de bateria e acessórios. Não esqueça de seu passaporte (no caso de viagens internacionais), documentos e de seu bilhete para embarcar. Mesmo que você esqueça todo o resto (malas, roupas, etc) suas fotos da janelinha do avião terão boas chances de saírem bonitas.
Tirou fotos bacanas? Compartilhe-as com nosso blog mesmo que não sejam aquelas tiradas da janelinha do avião. Encoraje outras pessoas a viajar, fotografar e compartilhar experiências.
Deixe um comentário