Somente quem tem dificuldade de pegar no sono e continuar dormindo durante um voo longo poderia ter a brilhante ideia de escrever sobre este assunto de utilidade publica.
Pois é, este Turista de Negócios, que tem feito viagens longas nos últimos tempos, sofre desta doença: insonia a bordo. Mas creio que possamos tentar entender os motivos e minimizar o sofrimento.
Vou tentar listar os itens que, combinados, atrapalham nosso sono:
– posição inadequada
– barulho dos motores
– avisos e alarmes internos
– vizinho chato
– vizinho bacana, mas falador
– espaço estreito
– temperatura interna
– fatores emocionais
– entretenimento de bordo divertido demais
– local do assento
– defeitos na aeronave
– iluminação
– turbulência
– jet leg
Posição inadequada
Em primeiro lugar, creio que todos vamos concordar, dormir sentado não é nada agradável. A maioria esmagadora das pessoas tem o hábito de dormir em uma cama confortável todas as noites e, quando eventualmente viajam, tem que se sujeitar a viajar de noite, justo na hora que deveria estar dormindo. Além disso, quem tem problemas de coluna é quem mais sofre, afinal se o viajante já tem dor naturalmente, o fato de ficar sentado em uma única posição por muito tempo apenas agrava a dor.
Para minimizar o sofrimento, siga algumas dicas:
– recline seu assento na posição máxima.
– um travasseirinho colocado nas suas costas, pode dar um melhor ajuste ente suas costas e o assento do avião.
– se estiver sentado em uma janela, você pode tentar dormir apoiado na parede. Neste caso, use um travesseiro pois a parede costuma ficar muito fria.
– nem sempre as pernas esticadas são a melhor opção. Experimente manter os pés espalmados no chão.
– use o cobertor fornecido pela companhia aérea. Se isto não for o suficiente, peça outro para a tripulação. O memo vale para o travesseiro.
– tire os sapatos, mas lembre-se que seus pés podem inchar durante o voo. Isto já aconteceu comigo e meus pés não couberam de volta nos sapatos.
– se seu voo estiver com muitos assentos vazios, peça a tripulação autorização para usar mais de um assento. Algumas aeronaves tem 5 assentos juntos no centro. Você pode levantar os apoios para os bracos e fazer destes cinco assentos uma cama.
– ajuste o seu apoio de cabeça. Em quase todas as aeronaves é possível levantá-lo, abaixá-lo ou ainda dobrá-lo. Quando for possível dobrar, você conseguirá fazer um apoio lateral para a cabeça.
– usar o cinto de seguranca bem apertadinho pode te forçar a ficar em uma posição adequada e não “escorregar” para frente.
Barulho dos motores
– Assentos que ficam atrás dos motores recebem mais barulho. Dê preferência a assentos acima das asas ou à frente delas.
– Use aqueles plugs usados em indústrias para proteger os ouvidos de ruído excessivo.
– Use fones de ouvido. Aqueles fones que ficam apenas pensurados na orelha nao ajudam em nada. Os melhores são aqueles que cobrem totalmente a orelha, isolando quase totalmente o ruído. Há alguns fones que entram diretamente no duto auditivo. Estes também isolam bastante.
– Há ainda fones de ouvido com cancelamento de ruído. Estes possuem um sistema ativo que reduz eletronicamente o barulho.
– Ao comprar um fone, experimente-o. Ele deve ser confortável não apenas nas orelhas como também na cabeça.
– Alguns fones são dobráveis. Isto é especialmente bom quando levem com um case rígido para transporte.
Avisos e alarmes internos
Eles são muito importantes e não queremos deixar de receber uma mensagem importante. Mesmo assim, tem algumas dicas:
– mantenha o cinto sempre afivelado e a mesinha recolhida. Desta forma, os comissários não terão que acordá-lo, caso isto seja necessário.
Vizinho chato
Há vários tipos de vizinhos chatos: os que roncam, os que falam, os que peidam, os que fedem, os espaçosos, os que cutucam e os que precisam ir ao banheiro.
Para não ser incomodado, escolha um assento de janela. Mas se você é o tipo de pessoa que precisa usar o banheiro com frequência, prefira o corredor. Assim você também não incomoda seu vizinho.
Caso seu vizinho o esteja incomodando, avise-o que você precisa dormir.
Se isto não resolver, avise a tripulação. Eles podem tentar alocá-lo em outro assento.
Vizinho bacana
Você pode dar a sorte de sentar-se ao lado de uma pessoa interessante com quem deseja ficar conversando. Bom, isto é uma escolha sua, mas lembre-se que você pode estar sendo o chato nesta história.
Lembre-se também que você e seu amigo bacana podem estar incomodando os demais passageiros. Portando, fale baixo.
Espaço estreito
Voar em categoria econômica é apertado mesmo e o assento não reclina muito. Há algun assentos na categoria economica que tem maior espaco para as pernas. Estes são reservados para passageiros com necessidades especiais, pais que viajam com crianças pequenas e para passageiros tamanho gigante.
Caso estes assentos estejam disponíveis ou se você se enquadra em um desses casos, avise no momento do check-in.
Para ganhar dois centímetros, levante o apoio de braço. São 2 centímetros que fazem a diferença, principalmente se você viaja em família. Caso seu vizinho seja um estranho, ele pode achar esquisito você tirar a “cerca” que divide os territórios.
Temperatura interna
Para quem tem calor, a maioria das aeronaves possui saídas de ar individuais para cada passageiro no teto, logo acima da nossa cabeça.
Para quem tem frio, use os cobertores fornecidos no avião. Verifique se a saída de ar individual não esta aberta. Planeje-se e traga uma blusa ou jaqueta confortável para usar na viagem.
Caso nada disso resolva, solicite ajuda à tripulação. Eles conhecem a aeronave e poderão resolver o problema com mais cobertores, escolhendo outro assento ou ainda ajustando o ar-condicionado da cabine.
Fatores emocionais
A emoção de viajar pode se um dos maiores fatores para causar insonia.
O que fazer? Acho que distrair-se com algo agradável deve ser a melhor opção. Assista a um filme, leia um livro, ouça música, converse com seu vizinho até sentir-se ensonado. Feche os olhos e tente dormir. Se você não tentar, não vai conseguir mesmo.
Entretenimento de bordo
A maioria dos voos passa filmes que acabaram de ser lançados, além de boa parte de seus seriados preferidos. Cuidado para não se empolgar com a TV e ficar a noite toda corujando. Lembre-se que no dia seguinte você ainda terá passeios, reuniões de trabalho ou qualquer outra coisa que motivou sua viagem.
Local do assento
Já falamos sobre os locais mais silenciosos com relação ao ruído dos motores, mas barulho não é o único incômodo.
Evite assentos que ficam próximos aos banheiros ou as áreas onde as comidas são preparadas. Sempre tem barulho de passageiros ou tripulação nestes espaços.
Cuidado ao aceitar um assento próximo a uma saída de emergência. Em primeiro lugar, um assento desses pode requisitar sua ajuda em caso de emergência, mas isto não é o caso agora, afinal estamos pensando em “dormir” e não no caso da emergência.
Ocorre que alguns assentos próximos a saídas de emergência não reclinam. Assento que não reclina é um pesadelo, antes mesmo de começar a dormir.
Há outros assentos que também tem limitação de reclinação. Estes são normalmente aqueles que tem uma parede logo atrás. São os últimos assentos do aviao.
Defeitos na aeronave
Ninguém quer sequer pensar em voar em um avião defeituoso. Porém, vamos pensar que as funções vitais do avião estejam funcionando adequadamente, mas você encontrou algum defeito justamente no seu assento.
Uma lâmpada queimada, uma almofada molhada, um monitor de TV quebrado, enfim, qualquer coisa que lhe traga um incômodo e que possa tirar seu precioso sono.
Há, porém, alguns defeitos que são agradáveis. Certa vez, sentei-me ao lado de uma pessoa cujo assento não reclinava (defeito). Já o meu assento estava sem o limitador de inclinação, permitindo que eu ficasse praticamente deitado no colo do passageiro logo atras de mim. Não cheguei a este ponto, mas confesso que reclinei um pouco mais do que os outros passageiros.
Iluminação
Voos de longa duração são planejados para que os passageiros durmam.
Portanto, mesmo que seja um voo diurno, os comissários de bordo irão fechar todas as janelinhas do avião. Desta forma, a luz não entra e o ambiente fica mais propício ao sono. A estrategia é muito boa: passageiro que está dormindo não está dando trabalho aos comissários.
Mas se você não estiver no pique de cochilar, mas sim de ficar admirando a paisagem pela janela, apenas tenha cautela para não incomodar o sono dos demais passageiros.
Turbulência
Apesar de ser um dos assuntos mais diretamente ligados ao voo, a unica coisa que podemos fazer com a turbulência é aproveitá-la. Não é assim que colocamos bebês para dormir? Balançando? Pois esta é sua grande oportunidade.
Imagine que você esta dentro de um ônibus ao invés de um avião. Pense que você está em uma estrada mal pavimentada. Tudo bem que existem exceções e que a estrada possa estar uma tragédia, mas isto é exceção. A maioria dos voos turbulentos apenas chacoalha um pouco, sem grandes exageros.
Jet leg
Dependendo do da diferença de fuso-horário entre o local de partida e o local de destino, o jet-leg pode ser muito sério, afinal, seu relógio biológico está vendo a noite, mas pode estar calibrado para o dia.
Se este for o seu caso, não vale culpar o voo propriamente dito, mas sim a sua disposição para dormir. O melhor remédio para o jet-leg é deixar o corpo se auto-calibrar. Isto pode demorar, em alguns casos, de 2 a 7 dias. A boa noticia é que tem cura e é de graça.
Tem gente que tem pressa e arruma outras soluções que, com o auxilio de remedios, acelera o processo, mas isto é algo que você tem que discutir com o seu médico.
Este mesmo médico pode, depois de uma avaliação, prescrever um sedativo leve que o ajudaria a pegar no sono mais facilmente durante o voo.
Conclusão
Se nada disso funcionar, aproveite que está acordado e escreva um texto contando sua viagem para o www.turista.com.br .
Boa viagem e bom sono
Deixe um comentário