Passeios turísticos de Maria Fumaça são pra todas as idades
Como toda criança, todos já sonharam em andar no trem Maria Fumaça não é mesmo? Existem várias linhas de trem que fazem passeios turísticos de Maria Fumaça pelo Brasil.
Seguem algumas dicas:
- Maria Fumaça da Serra Gaúcha – faz a rota do vinho, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Informações: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, Fone: (54) 3451-1088, Site: www.bentogoncalves.rs.gov.br
- Maria Fumaça na Móoca (São Paulo) – faz um pequeno trecho de linha férrea desativada dentro do Bairro da Móoca. O percurso é pequeno, cerca de 20 minutos, mas vale a pena para conhecer a sensação de andar num trem da época dos imigrantes no Brasil. A saída do passeio é pelo Memorial do Imigrante. Informações: Memorial do Imigrante, Rua Visc Parnaíba, 1316, São Paulo, 11- 2692-1866.
- Maria Fumaça em Minas Gerais: faz uma rota de 12 quilômetros do trecho entre São João Del Rei a cidade histórica de Tiradentes. Os passeios são feitos nas centenárias locomotivas da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Informações: www.tiradentes.net, tel: (32) 3371-8485.
- Maria Fumaça em Paranapiacaba (Santo André): Informações: Museu Tecnológico Ferroviário de Paranapiacaba.
- Maria Fumaça em Campos do Jordão: faz a rota entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, passando pela região serrana da Serra da Mantiqueira, fazendo uma parada no Alto do Lageado, que é o ponto ferroviário mais alto do Brasil com 1743 metros de altitude, e uma parada em Santo Antônio do Pinhal nos privilegiando com a vista do Vale do Paraíba. Informações: Estação Ferroviária de Turismo – E.F.C.J (12) 3663-1531.
Boa viagem!
Deixe um comentário