Não foi um acidente parar nesta charmosa cidadezinha do interior, Campina do Monte Alegre. A gente estava vindo de Londrina para São Paulo e, então, decidimos fazer uma parada em “Campininha” para descansar por alguns dias.
Ficamos em um rancho às margens do Rio Paranapanema, com uma varanda enorme e uma piscina oportunamente fria (estava muito calor, principalmente nos dois primeiros dias). É um pequeno pedaço do paraíso, com muita natureza nos cercando. Certamente as fotografias não conseguem expressar a beleza que nossos olhos tocaram.
Ao lado do rancho, situado no bairro de Tapiá, tem vários outros que podem ser alugados por valores muito acessíveis. A maioria deles comporta mais de 10 pessoas, perfeito para receber uma, duas ou três famílias compartilhando uma mesma casa.
A cidade conta com comércio limitado, mas tem tudo o que precisamos para nos abastecer durante a estadia. Pessoalmente, eu prefiro fazer poucas viagens à cidade, permanecendo isolado no rancho.
Na curva do rio, que faz fundos ao terreno, eventualmente vemos pequenos barcos com pescadores “tentando” a sorte. Tive a impressão que o rio é bastante desafiador, pois não ví nenhum peixão saindo nos anzóis. Mas, com um pouco de paciência, podemos ver uns peixes maiores saltando na água. Acho que esses são mais espertos que os pescadores.
Melhor que pescar com linha e anzol, eu prefiro pescar com minha máquina fotográfica. Consegui fotos muito bacanas de aves, do rio e do pôr do Sol.
Em Campininha, conheci o Fotógrafo Daniel Rodrigues, que mora e atua profissionalmente na região. Além de um bate-papo enriquecedor, o Daniel e eu trocamos técnicas de fotografia que enriqueceram a nós dois. Ele coleciona suas fotos premiadas e, com muito orgulho, compartilha suas experiências, histórias e conhecimento.
De noite, com o céu bastante limpo, fizemos várias fotos de “astrofotografia com paisagem”, que mistura a imagem do céu noturno com elementos da paisagem local. Fiz um breve estudo e descobri que Campininha é um locais mais próximos de São Paulo para praticar astronomia. O céu noturno é extremamente escuro, permitindo ver a olho nú nebulosas e galáxias. Certamente, com a devida orientação fica mais fácil, e com os recursos fotográficos, conseguimos imagens realmente geniais.
Conversando com as pessoas certas aqui na cidade (creio que o Daniel conheça todo mundo), dá para contratar serviços de cozinheiro, arrumação e limpeza junto da locação dos ranchos.