Alguns países oferecem atendimento médico gratuito a turistas brasileiros. Saiba quais são eles antes de viajar.
Cada vez mais, os brasileiros estão fazendo as malas e explorando novos horizontes. Ao invés de fazer compras de itens caros e itens da moda, os brasileiros tem optado por poupar para viajar. Apenas no primeiro trimestre de 2013, os brasileiros gastaram fora do país a quantia de US$1,870 bilhão, um aumento de 11,5% para o período, segundo o Banco Central.
Sendo assim, é importante sabermos que alguns países possuem acordo internacional com o Ministério da Previdência Social do Brasil, oferecendo atendimento médico gratuito aos turistas brasileiros contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O atendimento médico ao estrangeiro é oferecido na rede pública destes países, tanto para os assegurados do INSS como para seus beneficiários, sejam eles trabalhadores, residentes ou estejam em trânsito pelo país.
Para solicitar o benefício, o turista brasileiro contribuinte do INSS o necessita do Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária. Este documento pode ser emitido em qualquer agência do INSS, sendo necessária a apresentação do passaporte, do documento RG, comprovante de inscrição na Previdência Social, os três últimos comprovantes de contribuição ao INSS, um comprovante de residência no Brasil e a passagem. Já para os beneficiários também é preciso apresentar a certidão de casamento e/ou a certidão de nascimento dos filhos.
Por enquanto a lista de países conveniados é pequena, mas novos acordos estão em processo. Veja abaixo quais são os países:
- Bolívia
- Cabo Verde
- Chile
- Equador
- Espanha
- Grécia
- Itália
- Luxemburgo
- Paraguai
- Portugal
- Uruguai
Alemanha, Bélgica e Japão ainda estão na fase de final do acordo.
Encontre a agência do INSS mais perto de você clicando aqui.
Guarde o Certificado emitido pelo INSS junto com seus documentos de viagem e apresente-os ao hospital da rede pública do país conveniado, caso venha a necessitar.
Boa viagem e saúde a todos!
Deixe um comentário